Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Projeto Eco Da Defensoria Publica Do Para Participara De Congresso Nacional Das Defensoras E Defensores Publicos Da Infancia E Juventude
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h
Copyright © 2025 DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO PARÁ. - CNPJ: 34.639.526/0001-38
Todos os direitos reservados
Feito pela equipe de Sistemas DPE
Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Projeto “ECO”, da Defensoria Pública do Pará, participará de Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos da Infância e Juventude

Atualizado em 09/08/2024
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), apresentará o projeto “ECO - O seu canal direto com o ECA” no IX Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos da Infância e Juventude, em Cuiabá (MT). Neste ano, o evento aborda a temática “Cultura Digital e Cibercultura: Desafios e Potencialidades para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes”, com o propósito de enfatizar a importância da adaptação das práticas de defesa e proteção ao contexto digital contemporâneo.

O projeto “ECO” foi criado pelo Naeca da Defensoria Pública do Pará, com o objetivo de  ampliar e divulgar o conhecimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O público prioritário são crianças, adolescentes e jovens, responsáveis, atores da rede de proteção e a sociedade civil em geral. Entre as atividades realizadas pela iniciativa estão: palestras, atividades lúdicas, rodas de conversa interdisciplinares, entrega de panfletos temáticos e animados. 

A defensora pública Kassandra Gomes, idealizadora, juntamente com a psicóloga Carla Lakiss, a assistente social Ana Cristina Furtado, o pedagogo Rosinaldo Oliveira, e atuante na execução do projeto, celebrou a aprovação para a apresentação no congresso. “No ano em que o Naeca completa 20 anos, é uma felicidade ter o projeto ‘ECO’ aprovado para apresentação no congresso nacional da infância, em evento de grande tradição no calendário nacional da Defensoria Pública e de repercussão entre os profissionais da área infantojuvenil. O apoio institucional foi e está sendo essencial para o avanço dessa boa prática”, disse a defensora. 

O Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos da Infância e Juventude ocorre com o propósito de debater e aprimorar a proteção dos direitos da população infantojuvenil, por meio da troca de experiências, conhecimentos e de debate sobre os avanços já alcançados. Além disso, a vivência possibilita o planejamento de estratégias para maior eficácia na atuação da Defensoria. Neste ano, ele acontece entre 21 e 23 de agosto. O evento é realizado pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

A defensora pública-geral, Mônica Belém, enfatizou que a aprovação do projeto é um orgulho para a instituição. “É um motivo de muito orgulho para toda a Defensoria Pública a aprovação do projeto. Toda a equipe do Naeca está de parabéns por essa conquista. A aprovação é fruto de muita dedicação e trabalho árduo que é realizado para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes do nosso estado”, destacou. 

Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

Texto da estagiária Beatriz Moraes, sob supervisão de Juliana Maués e Jessica Samylle