O programa “Reincidência Zero" promove a reflexão sobre atitudes violentas e a construção de novos ideais de masculinidade pautados na equidade, no respeito e na dignidade em relação à figura da mulher. Com isso, fomenta a transformação do ideal vinculado à lógica patriarcal, desconstruindo as estruturas que sustentam o discurso e a prática machistas. Além disso, visa possibilitar o acompanhamento psicossocial dos homens envolvidos em situação de violência doméstica e familiar contra a mulher, sejam eles cumpridores de penas, de medidas alternativas ou voluntários.
“Com o programa, os assistidos começam a viver uma nova fase na vida deles, passam a ter relações mais igualitárias e democráticas com as mulheres, e deixam de lado essa relação de poder que gera tantos conflitos. Eles passam a adquirir também esse novo modelo de masculinidade que, além de tudo, é mais saudável para eles”, contou a psicóloga idealizadora do programa, Rosana Lemos Faraon.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, defensora Larissa Machado, o programa é essencial para a redução da taxa de incidência de atos que configuram violência de gênero.
“O programa tem essa importância no sentido da gente desconstruir práticas que são consideradas naturais e muitas formas de violações que são invisibilizadas e até naturalizadas [...]. A gente faz com que aquele homem entenda a importância de ressignificar condutas e falas e passe a adotar isso dentro da sua vida, mas também a reproduzir perante à sociedade e às pessoas com quem ele convive”, destacou a coordenadora..
Serviço:
O Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen) atua de forma judicial e extrajudicial em defesa dos direitos das mulheres em situação de violência de gênero. O Nugen fica localizado na Travessa 1° de Março, Nº 766, bairro Campina. Para solicitar atendimento, entre em contato pelos números (91) 991726296; (91) 981216771; (91) 32394070; (91) 33428606. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Texto da estagiária Beatriz Moraes, sob supervisão de Juliana Maués