Pesquisa
Pesquisa
Logo
Logo COP 30Selo Transparência

Intranet

Logo
A Defensoria
Serviços
Transparência
Ouvidoria
Comunicação

Intranet

Logo COP 30Selo Transparência
  1. Página Inicial
  2. Comunicacao
  3. Noticias
  4. Defensoria Publica Do Para Expede Acao Para Retirar Exigencia De Exame Papanicolau Em Concurso Publico
Logo
Endereço Prédio-sede:
Rua Padre Prudêncio, n° 154, Belém - Pará - Brasil. CEP: 66019-080
Telefone: (91) 3251-3700
Horário de atendimento: 8h às 14h
Copyright © 2025 DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO PARÁ. - CNPJ: 34.639.526/0001-38
Todos os direitos reservados
Feito pela equipe de Sistemas DPE
Logo
Acesso à
informação
Logo

da Transparência

Pública

Defensoria Pública do Pará expede ação para retirar exigência de exame papanicolau em concurso público

Atualizado em 02/07/2024
Compartilhe esta notícia
Imagem da notícia

A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Núcleo da Fazenda Pública, emitiu uma recomendação para retirar a exigência do exame de colpocitologia (papanicolau) nos concursos públicos da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA). Atualmente, esse procedimento médico é solicitado apenas às mulheres habilitadas nos certames, sem uma correspondente exigência para os homens.

No documento, a Defensoria Pública argumenta que a Administração só pode exigir exames que indiquem a presença de uma doença que impeça o exercício da função pública no momento da admissão. Uma vez que eventos futuros e incertos de desenvolvimento de doenças ginecológicas não podem ser um obstáculo às candidatas aprovadas nas demais fases obrigatórias, o pedido do exame não se justifica.

“Entendemos que a exigência do exame para as mulheres no concurso público fere o direito à privacidade e a autonomia da paciente, gera discriminação de gênero, e não tem relevância para a função. Por esta razão, a presente recomendação fora expedida com a finalidade de não eliminar candidatas dos concursos públicos da Polícia Militar e Bombeiros, e também da não exigência em concursos públicos futuros”, comenta a defensora pública Suzy Oliveira, responsável pela ação. 

A recomendação pontua, ainda, que a proteção do mercado de trabalho à mulher e a proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivos de sexo, idade, cor ou estado civil são direitos sociais fundamentais previstos nos incisos XX e XXX do Artigo 7° da Constituição Federal.

Ao final, é destacado também que os tribunais brasileiros, recentemente, emitiram pronunciamentos que consideram a exigência de exames de papanicolau e mamografia invasivos, pois ferem direitos à intimidade, privacidade, integridade física e psicológica das mulheres candidatas aos concursos públicos, conforme a decisão proferida pela 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no âmbito do Processo Nº 0011151-22.2021.8.19.0066. 

Serviço

Núcleo da Fazenda Pública
Endereço: Rua Manoel Barata, Nº 50, bairro Campina.
Contato: (91) 3239-4053
 
Sobre a Defensoria Pública do Pará

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.

 

Texto por Jessica Samylle Sousa, sob supervisão de Juliana Maués